Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Um equipamento indispensável: o aquário




Em várias obras da literatura sobre práticas em sala de aula ou roteiros de trabalho em ciências pode-se observar a relevância de um equipamento como um aquário para as atividades de ensino-aprendizagem nas escolas. 
Armando Capeletto já dissertava sobre a importância em 1992, ele disse: "Representando em escala reduzida o que se passa na natureza, um aquário equilibrado pode ser considerado um mini ecossistema, onde ocorrem complexas interações entre animais e vegetais e entre esses e o meio ambiente que os cerca." 
Por isso mantendo os animais em condições apropriadas pode-se utilizá-los como material científico e didático, podendo observá-los em suas atividades comuns - locomoção, procura de alimento, comportamento de corte, acasalamento. E não é só isso, pode-se utilizar também observações sobre anatomia externa, além de o contato direto dos alunos com os seres vivos permitir aos alunos a fixação mais fácil e duradoura dos conteúdos das aulas teóricas.
Outro aspecto importante é o que se refere à responsabilidade dos alunos com relação aos seres vivos. A organização das aulas práticas de contato direto com os animais leva, na maioria dos casos, os estudantes a criar um vínculo afetivo com os seres vivos das aulas de Biologia.
Portanto o PIBID/Ciências Biológicas definiu como projeto na EMTI São Roque a implantação de um aquário, possibilitando o contato dos estudantes da montagem até o monitoramento das variáveis do equipamento. 


Referências Bibliográficas

CAPELETTO, J. A. Biologia e educação ambiental: roteiros de trabalho. São Paulo: Editora Ática, 1992.


Escola: EMTI São Roque  
Turmas: toda escola será beneficiada - 11, 21, 22, 31, 32, 41, 51, 61, 71
Número de alunos atendidos: 200 alunos
Bolsistas envolvidas: Bárbara G. Z. P. Gomes, Jéssica Pozza, Luana Boeira, Raquel de Villa e Tatiane Eitelven
Parceiros: Professora Lisiane Souza
Data da atividade: 30/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário