Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Primeiros passsos para implementar o aquário



      O projeto da montagem do aquário foi destinado à Escola EMTI São Roque em parceria com o PIBID UCS-CARVI, com a função de simular um ecossistema aquático de modo a facilitar a aprendizagem dos alunos.
     Através de uma pesquisa de mercado, as bolsistas Jéssica e Raquel realizaram, no dia 30 de Maio de 2016, a compra dos equipamentos necessários para a montagem do aquário com base no orçamento destinado ao projeto.


Compra do aquário

    Em relação aos materiais adquiridos estão inclusos a cuba de vidro com capacidade de 95 litros, além de um filtro externo que realizará a filtragem mecânica e biológica, um aquecedor com termostato para manter e aquecer a água e para controlar a mesma, um termômetro simples que ficará submerso. Ainda parte dos materiais necessários para o aquário estão o cascalho que será utilizado como substrato e um agente anticloro utilizado para eliminar o cloro existente na água.


Materiais para a montagem do aquário


    A turma escolhida para o monitoramento dos parâmetros químicos e biológicos do aquário foi a 71 (7° ano). Na tarde do dia 30 de Maio de 2016, as bolsistas apresentaram à turma o projeto, assim como, as recomendações necessárias para a primeira etapa que será a montagem do aquário, a qual acontecerá na próxima semana.

Dinâmica no quadro

    Para a mobilização do conhecimento, foi elaborado uma dinâmica com questionamentos utilizando o quadro negro, para ilustrar os conhecimentos prévios dos alunos referente à aquários.
    Após isso, foi entregue aos alunos uma texto informativo, o qual continha imagens e exercícios que os alunos utilizarão nas próximas etapas da montagem do aquário. Por fim foi proposta uma atividade de caça-palavras que continha palavras-chaves relacionadas ao aquário.

Texto informativo e caça-palavras 

    Essa mobilização serviu como um facilitador na aprendizagem dos alunos para a realização da montagem do aquário que será realizada no dia 6 de Junho de 2016.

Escola: EMTI São Roque
Turma: 71
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Raquel de Villa e Jéssica Pozza
Parceiros: Professora Lisiane Souza
Data da atividade:  30/05/2016

Um comentário:

  1. É preciso incluir a ficha técnica ao final desta postagem, informando:
    Escola: EMTI São Roque
    Turma:
    Número de alunos atendidos:
    Bolsistas envolvidas:
    Parceiros:
    Data da atividade:

    ResponderExcluir