Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Projeto Aquário EMTI São Roque - MONTAGEM DO AQUÁRIO

As bolsistas Jéssica e Raquel realizaram a montagem do aquário na escola, no dia 06/06/2016, para posteriormente receber os peixes. Alguns reparos foram feitos, para finalizar os acabamentos.

Após isso o primeiro passo foi colocar o aquário no local definitivo, que deve ficar bem fixo. Para manter o aquário iluminado e aquecido é preciso ter uma tomada por perto, já que os aparelhos funcionam com energia elétrica.
Um aquário completo acaba ficando mais pesado do que se imagina. E pensando nisso foi necessária uma mesa, que foi comprada para tal finalidade.
Após mostrar aos alunos a cuba de vidro, iniciamos a inserção do cascalho, previamente lavado com água, até uma altura de aproximadamente 5 cm. Esse componente tem a função de proporcionar condições para a fixação dos micro-organismos necessários à filtragem biológica, serve de suporte para as plantas e ainda tem função decorativa.


Então encheu-se de água até 2/3 da altura. Como a água das nossas torneiras contém uma grande quantidade de cloro que é prejudicial para as plantas e também para os peixes, tratamos esta água dentro do próprio aquário, com desclorificante, o qual elimina o cloro presente nela.

Após isso iniciamos com as plantas, que devem ser enterradas no cascalho com delicadeza, cuidando para não machucar muito as raízes.

Com o aquário cheio de água, instalamos os equipamentos, que incluíam o filtro, o aquecedor, e a calha de iluminação. Colocamos o termômetro e ligamos os equipamentos para verificar se tudo estava funcionando. A tampa de vidro foi colocada em seguida, e por cima, a calha com a iluminação. Lâmpadas fluorescentes são mais indicadas porque não esquentam tanto a água. A iluminação é muito importante, já que as plantas necessitam de luz para se desenvolver. 

Depois desse passo, o aquário deve ser deixado em repouso por alguns dias (uma semana ou mais) para que se inicie um ciclo biológico.

Os alunos preencheram uma folha com a ordem referente à montagem do aquário, para melhor entendimento dos procedimentos.

 ATIVIDADE MONTAGEM DO AQUÁRIO - PIBID 
Enumere as lacunas abaixa na ordem de procedimentos que o aquário será montado: 

( ) Encher de água o aquário 
( ) Colocação dos peixes no aquário 
( ) Instalação do filtro externo 
( ) Ligar todos os equipamentos na tomada 
( ) Plantio das plantas aquáticas 
( ) Colocação do termostato e termômetro 
( ) Preparo da cuba de vidro 
( ) Colocação do substrato (cascalho)



Escola: EMTI São Roque

Turma: 71
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Jéssica Pozza e Raquel De Villa
Parceiros: Lisiane Souza
Data da atividade: 06/06/2016

Um comentário:

  1. É preciso incluir a ficha técnica ao final desta postagem, informando:
    Escola: EMTI São Roque
    Turma:
    Número de alunos atendidos:
    Bolsistas envolvidas:
    Parceiros:
    Data da atividade:

    ResponderExcluir