Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Atividade de Orientação na sala de Informática: orientação para uma pesquisa mais consciente e em sites de confiança.

     Está atividade foi desenvolvida com os alunos dos dois nonos anos da Escola Municipal de Ensino fundamental Princesa Isabel, e teve a oportunidade de auxiliar cerca de 45 alunos das duas turmas. E a atividade teve a ajuda dos bolsistas Willian Lando Czeikoski, Ketini Baccin e da Coordenadora na Escola Ariane Pegoraro Nuncio e ocorreu no dia 15 de junho de 2016, tendo a visita da ex-bolsista Alien Mavi Frantz.
     Neste dia, os bolsistas deram continuidade a atividade de orientação para pesquisa aos alunos, ou seja, está atividade é uma das já feitas dentro do projeto de Sustentabilidade que tem como objetivo aproximar os estudantes para uma pesquisa mais consciente e que tenha como fonte sites de confiança ou livros. Sua proposta, além das já faldas, é que após as pesquisas estes alunos possam desempenhar um resumo, com número máximo de palavras, um pôster de padrão universitário e no final apresentar os resultados na Universidade de Caxias do Sul – dentro da semana acadêmica que reúne todos os cursos da universidade.
     Todos os alunos sentiram muita dificuldade na pesquisa, para dar um foco a um problema especifico ao assunto tratado. Todos acabam pesquisando muito sobre tudo, ou seja, não conseguem dar pesquisar e somente pesquisar o foco necessário para o trabalho. Entretanto, a orientação dos bolsistas está sendo boa, demonstrando que alguns sites e alguns assuntos não são viáveis para a pesquisa. Há alguns grupos que tem assuntos bem definidos e conseguiram desenvolver alguma metodologia de trabalho, mas pecando no foco como explicado.

     Entretanto, os encontros estão sendo lapidados. E para os próximos, até o desenvolvimento do trabalho, os Pibidianos, irão levar algum material pesquisado para que os estudantes tenham noção de como se executa a pesquisa. Sobretudo, acreditamos que conseguiremos levar o projeto em frente e eles poderão vir até a Universidade e se aproximar da estrutura e do espaço, para que no futuro tenham continuidade nos estudos de cada um e possam ter um perspectiva de futuro mais interessante e adequada.


By Willian Lando Czeikoski


Ficha Técnica:
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel
Turma: Nonos Anos 91 e 92
Número de alunos envolvidos: 45
Bolsistas envolvidos: Ketini Baccin, Willian Lando Czeikoski e Ariane Pegoraro Nuncio.
Parceiros: Alien Mavi Frantz
Data da atividade: 15/06/2016

Um comentário:

  1. Assuntos como esse é que realmente farão a diferença noa nossos educandos! Sabemos que na prática diária não é algo simples, mas com empenho, estímulo e claro nossa orientação atingiremos o objetivo proposto com a atividade de pesquisa proposta.

    ResponderExcluir