Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Estabilizando o aquário


No dia 20 de Junho de 2016, as bolsistas Raquel e Jéssica estiveram na Escola EMTI São Roque para realizar as observações sobre o aquário montado na secretária da Escola.
O aquário ainda está em fase de estabilização, pois é fundamental que ele crie toda a biologia necessária para a manutenção da vida dos peixes que nele serão inseridos nas próximas semanas.
Neste dia, as bolsistas entraram na turma 71 (7º ano) para explicar aos alunos os cuidados que eles deverão ter para o bom funcionamento do aquário já que, por serem os mais velhos da Escola, possuem mais responsabilidade no tratamento deste ecossistema.
A turma foi dividida em 5 grupos de 4 pessoas e 1 grupo de 3 pessoas para a realização do monitoramento diário. Os grupos irão se revezar semanalmente, onde cada semana, de segunda à sexta os integrantes devem ir até a secretária para a realização das análises e observações que serão preenchidas na tabela elaborada para tal.
Cada grupo foi intitulado com o nome popular de prováveis peixes que serão colocados no aquário durante as próximas semanas.
Dentre os nomes dos grupos estão:  
- Barbo Gema
- Kinguio
- Colisa Lalia
- Tricogaster azul
- Platy
- Cascudo
Para a identificação dos grupos, foi confeccionado um crachá que consta o nome do grupo, o nome do aluno e a imagem do peixe, o qual os alunos deverão utilizar somente no momento em que forem até a secretária para fazer o monitoramento para não danificá-lo.

  Crachá distribuído aos alunos

Foi elabora uma tabela, exibida na imagem abaixo, onde consta os itens que deverão ser preenchidos diariamente pelo grupo responsável. Junto com a tabela há uma espécie de legenda, descrita abaixo, na qual os alunos poderão consultar para o preenchimento das lacunas.


CADA GRUPO SERÁ RESPONSÁVEL POR PREENCHER A TABELA CONFORME AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

DAR COMIDA DIA SIM, DIA NÃO.
LIGAR A LUZ TODO O MEIO DIA E DESLIGAR NO FINAL DA AULA ÀS 17h.
COMIDA: Observar se os peixes comeram todo o alimento fornecido dentro de 5 minutos; Anotar se foi dada a comida (SIM ou NÃO).
CONDIÇÕES DA ÁGUA: Observar o estado da água. Se está limpa, suja, com algas, fungos, ou alguma outra característica considerada anormal. Descrever a cor da água (transparente, esbranquiçada, verde, etc.)
PEIXES: Observar os peixes em termos de aparência, se estão nadando normalmente, se possui algo diferente no corpo do animal (bolas brancas, manchas, feridas, etc) ou alguma outra característica anormal.
             
            Por critério de sorteio, o primeiro grupo responsável pelo monitoramento diário foi o grupo Kinguio. Toda a segunda-feira, no qual um novo grupo irá ser o responsável pelo aquário, as bolsistas irão acompanhar os alunos do grupo afim de orientá-los no cuidado e preenchimento da tabela.

Grupo Kinguio

Escola: EMTI São Roque
Turma: 71
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Jéssica Pozza e Raquel de Villa
Parceiros: Professora Lisiane Souza
Data da atividade: 20/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário