Páginas

domingo, 22 de maio de 2016

PRÁTICAS DE QUÍMICA!

Em todas as áreas do conhecimento, torna- se essencial à experimentação prática, dos conteúdos abordados em sala de aula. Propiciando assim a experiência, através da aplicação da teoria pelo educando, num contexto que aproxime os conteúdos da realidade vivenciada por ele.

E foi isso que ocorreu nos laboratórios de Biologia e Química da UCS, nessa última quarta- feira, dia 18 de Maio de 2016. Onde recebemos os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, da escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini de Monte Belo do Sul, para participação em aulas práticas, oferecidas pelo LABCI, programa de extensão da UCS- CARVI, que atende escolas da região, com aulas práticas de laboratório. Esse por sua vez, acabou tornando- se parceiro do PIBID, onde nós bolsistas também atuamos ministrando essas aulas. E essa integração têm se mostrado extremamente benéfica para ambos (Pibidianos e LABCI), proporcionando a ampliação do projeto e dos conhecimentos adquiridos. Visto que, comumente, toda a semana, tem-se escolas agendadas para realização das práticas.

Alunos do segundo ano 

Alunos do terceiro ano, junto ao diretor da escola e as bolsistas do PIBID 

As práticas de química realizadas pelas turmas foram, ministradas pelas bolsistas do PIBID, Luana Boeira e Tatiane Eitelven. Enquanto que a prática de Biologia foi ministrada pela professora Raquel Cristina Balestrin, coordenadora do LABCI/CENT/CARVI-UCS.

Os alunos do segundo ano participaram dos experimentos de Biologia de extração do DNA, e de Química com preparo de soluções. Já os alunos do terceiro ano, atuaram na prática de Química sobre reações químicas e também na de Biologia de extração do DNA.

Alunos do terceiro ano realizando experimentos de reações químicas

Alunos do segundo ano na prática de preparo de soluções

Ficha técnica
LABCI: atividade com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini de Monte Belo do Sul.
Turma: segundo e terceiro ano do ensino médio.
Números de alunos atendidos: 40 alunos.
Bolsistas envolvidas: Luana Boeira e Tatiane Eitelven.
Parceiros: projeto LABCI.
Data da atividade: 18/05/2016.

2 comentários:

  1. É preciso incluir a ficha técnica ao final desta postagem, informando:
    Escola: EMTI São Roque
    Turma:
    Número de alunos atendidos:
    Bolsistas envolvidas:
    Parceiros:
    Data da atividade:

    ResponderExcluir