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segunda-feira, 4 de abril de 2016

O USO DO QR CODE PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA

Ambiente 1 com animais selvagens confecionados pelos alunos da EMEF Princesa Isabel, BG (fonte: bolsistas do PIBID)
Introdução
O Ensino de Ciências pode exercitar os educandos a refletir, criticar e buscar alternativas de melhoria da sociedade e meio ambiente. Dentre os conteúdos abordados encontra-se a Zoologia, que, nas escolas de Educação Básica, apresenta uma série de problemas, como a falta de horários para planejamento das aulas expositivas ou ao ar livre e a falta de recursos pedagógicos alternativos.

 Sendo assim, como atividade do PIBID-UCS: Ciências Biológicas-CARVI desenvolveu-se uma proposta educativa com uso do código QR, que incorpora informação sob a forma de URL, SMS, número de telefone, contatos e textos simples em uma matriz bidimensional.

A sua leitura é feita através de câmeras fotográficas de celulares que contenham um aplicativo de leitura de QR Code. Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma exposição de animais elaborados com tecidos nas aulas de artes, como também pesquisar dados que foram apresentados por meio do QR Code.

Ambiente 2 com animais marinhos confecionados pelos alunos da EMEF Princesa Isabel, BG (fonte: bolsistas do PIBID)
 
Ainda, objetivou-se promover nos discentes, as competências de leitura e oralidade, construções de textos, desenvolvimentos de pesquisas textuais, motivação para o estudo e aprendizagem de Zoologia, capacitação para a construção e o uso dos códigos QR.

Metodologia 

Este projeto ocorreu com duas turmas de 7º anos na escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel de Bento Gonçalves - RS, numa parceria entre o PIBID e as professoras de Ciências e Artes.

Concomitantemente ao conteúdo teórico abordado pela professora de Ciências, em sala de aula, as turmas acompanhavam as bolsistas durante algumas aulas no laboratório de informática, onde foi desenvolvida uma pesquisa sobre um espécime de animal de livre escolha por cada estudante participante do projeto.

Paralelamente, nas aulas de artes, os alunos confeccionavam os animais escolhidos para realização de uma exposição, utilizando tecidos e espuma.

Ambiente 3 com animais domésticos confecionados pelos alunos da EMEF Princesa Isabel, BG (fonte: bolsistas do PIBID)
No último encontro do projeto, foram criados os QR Code, utilizando-se um gerador de QR Code online (http://br.qr-code-generator.com/).

Após este processo, foram criados ambientes onde os animais foram inseridos juntos com o código de QR. Quando expostos no saguão da escola, os discentes de diferentes turmas tiveram acesso à pesquisa realizada, através do QR Code que era consultado via celulares.
Ambiente 4 com animais pré-históricos confecionados pelos alunos da EMEF Princesa Isabel, BG (fonte: bolsistas do PIBID)
 
 Resultados e Discussão 

Um dos fatores mais significativos deste processo foi o de proporcionar interatividade entre alunos, professores com o conteúdo de Zoologia.

O uso do celular, proibido na maioria das escolas, foi resignificado como recurso pedagógico por meio do QR Code como uma ferramenta válida de aprendizagem. Verificou-se o visível interesse dos alunos durante a exposição, incrementado pela autorização do uso do aparelho celular no ambiente escolar.  

Segundo Vieira e colaboradores (2014) um novo enfoque é dado aos processos de ensino e aprendizagem pela introdução de uma nova dinâmica que contemple o fator de novidade. Este tipo de metodologia poderá ser uma motivação extra para os alunos. Além disso, o uso dos códigos QR poderá quebrar as barreiras físicas associadas à escola e extrapolar a aquisição de conhecimentos para ambientes não formais.

Ambiente 5 floresta com animais (fonte: bolsistas do PIBID)

Conclusões 

Os códigos QR aplicados ao ensino de zoologia se enquadram nos princípios do Mobile Learning citados por Mar Camacho & Tiscar (2011) “Concentram a aprendizagem no ambiente e contexto do estudante; permite a publicação imediata de conteúdos; favorece a interação e colaboração; facilita a criação de comunidades de aprendizagem; melhora a confiança e autoestima na aprendizagem; permite uma aplicação imediata dos conhecimentos; enfatiza a aprendizagem diferenciada; favorece o trabalho colaborativo”.

Referências: 
CAMACHO, M.; LARA, T. Informe SCOPEO, M-learning en España, Portugal y América Latina, n. 3. Disponível em http://scopeo. usal. es/wpcontent/uploads/2013/04/scopeom003. pdf, 2011.

VIEIRA, L. ; COUTINHO, C. GRAÇA, J.I.; GRAÇA, J. THE IMPLEMENTATION OF MOBILE LOCATION BASED-GAMES AND QR CODES: THE CASE OF MOBIGEO, Proceedings of INTED 2014 Conference 10th-12th March 2014, Valencia, Spain, disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/35259/1/456_Vieira_Coutinho_Gra%C3%A7a_Gra%C3%A7a.pdf

Bolsistas envolvidas no projeto:
 A. Mavi F. Frantz
 Júlia G. Brustolin
 Karol Kronhardt

Orientadoras:
Ariane P. Nuncio (supervisora do PIBID na EMEF Princesa Isabel)
Márcia S. Rodrigues (Professora Colaboradora)
 Dra. Gladis Franck da Cunha (Coordenadora de área)

Fonte: Esta postagem foi elaborada a partir do poster apresentado no XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado em Cuiabá, MT (março 2016).

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