Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Aula Prática de Microbiologia

        No dia 03/09 o Projeto Laboratório de Ciências - Labci do Campus Universitário da Região dos Vinhedos recebeu 28 alunos do Instituto Estadual de Educação Tiradentes, da cidade de Nova Prata.



   Os alunos vieram acompanhados pelo professor de Biologia William Vuelma e foram recepcionados pela Acadêmica Bolsista do Projeto Pibid Ana Bilha e pelas Técnicas de Laboratório Vera Lúcia Balestrin e Liéven Peruzzo.
      Após realizarem um tour para conhecer os laboratórios da Biologia do Carvi, os mesmos foram acomodados na sala de Microbiologia, onde tiveram explicação teórica, com apresentação de slides, sobre doenças acometidas por bactérias.
    Terminada a apresentação, os alunos puderam observar na prática os procedimentos para a realização de cultura de bactérias e montagem de lâminas com coloração de Gram para estudos biológicos.


        Depois de demonstrado o processo de montagem de lâminas, com o auxilio de microscópio, os mesmos puderam observar e identificar as bactérias Gram+ e Gram- correlacionando-as aos gêneros causadores das doenças demonstradas anteriormente.
       As aulas práticas aplicadas em parceria pelos projetos Pibid e Labci na universidade, com escolas locais e da região oportunizam aos professores da rede de ensino proporcionar aos seus alunos, atividades que muitas vezes não são possíveis pela falta de estrutura apropriada ou mesmo pelo pouco tempo que estes dispõem para a preparação destas atividades.
        É uma parceria onde todos saem ganhando, alunos, professores, escolas e instituição por meio da multiplicação do conhecimento.


Um comentário: