Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

COMO ABORDAR A SEXUALIDADE NA ESCOLA

    Seguindo com o projeto "Conhecer-se para uma vida mais plena e saudável, para que a vida seja resultado de suas escolhas e não acidentes" na Escola Princesa Isabel, o terceiro encontro ocorreu na manhã de ontem, dois de setembro, o qual baseou-se no tema Sexualidade. Tratar deste assunto entre os jovens e adolescentes tem como objetivo aprofundar o conhecimento preexistente que eles possuem, desmitificando e sanando eventuais dúvidas, para que possam ter saúde sexual e reprodutiva livre de equívocos e preconceitos.
   Iniciamos o encontro com uma breve apresentação intitulada "Você se conhece?", buscando mostrar para os alunos a importância de conhecer seu próprio corpo para entender como ele funciona, principalmente ao que se refere a relação sexual. 


   Depois disso, foi aberto o espaço "Vamos falar sobre sexo?", onde os alunos tiveram a oportunidade de expor questionamentos e dúvidas, as quais geraram diálogo e reflexão. Apesar de estarem um pouco constrangidos com o tema, obtivemos colocações de alguns alunos, surgindo assuntos como ciclo menstrual e Doenças Sexualmente Transmissíveis. 



     Os pibidianos tiveram o papel de conduzir os diálogos com a seriedade necessária. Procurou-se não abordar os assuntos como "certo e errado" e sim como “escolhas e consequências”, demonstrando que eles são responsáveis pelo que escolhem e que a informação é a chave para que o resultado não seja um acidente.

Um comentário: