Uma aula de ciências não pode deixar os alunos passivos! |
O conteúdo abordado versou
sobre alimentação para uma turma do quarto ano, mais precisamente a turma 41.
Esta aula foi supervisionada do
Professor Luis César Minozzo e aplicada pelos bolsistas Willian Lando Czeikoski,
Jéssica Zanini e Karol Kronhardt, com a parceria dos alunos do grupo de ciências
da escola.
A aula foi elaborada com uma
apresentação em slides e um filme animado sobre o assunto, lembrando que este
trabalho inicial foi desenvolvido na lousa interativa. Em seguida, os alunos
foram direcionados até a sala do laboratório de ciências para efetuar uma
atividade de pintura e identificação de alimentos na pirâmide alimentar. Neste
momento, debateu-se se os alimentos que eles estão ingerindo são saudáveis.
Experimentos são fundamentais |
Desafios da primeira aula:
Trabalhar
ciências com alunos de séries iniciais, como o caso do 4º ano da turma 41, requer
uma abordagem diferente, pois as etapas e as tarefas devem ser bem explicadas e
demonstradas.
Aprendizagens:
nas próximas aulas os assuntos abordados devem ser explicados minuciosamente, de
forma clara e as orientações devem ser dadas, aos poucos, à medida que as
tarefas vão sendo realizadas.
Fonte da Ilustração e sugestão de leitura: Um Ensino de Ciências sem Ciências: UmSimulacro de Educação Científica
Por Willian Lando Czeikoski e Gladis Franck da Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário