Páginas

sábado, 22 de abril de 2017

Atividade prática de Física

Na tarde dessa ultima quinta feira, realizaram-se atividades práticas de Física, para duas turmas do nono ano do ensino fundamental, a fim de proporcionar o contato prático com o conteúdo teórico estudado em sala de aula. Com esse objetivo fizeram-se dois experimentos, denominados: cabo de guerra elétrico e telepatia do palito.
Para a sua execução, as turmas foram conduzidas pela professora até o laboratório de Ciências, onde as bolsistas do PIBID haviam preparado os materias necessários. Cada turma foi atendida em períodos separados.
A organização da atividade ocorreu da seguinte maneira: inicialmente as bolsistas dividiram a turma em grupos de quatro integrantes cada e explicaram como era o experimento. O primeiro a ser realizado foi o cabo de guerra elétrico, onde dois integrantes participavam por vez. Para esse fez-se uma demarcação central com fita crepe na bancada do laboratório, onde deveria ser colocada uma latinha vazia de refrigerante, que era o objeto principal do cabo de guerra. Então disponibilizou-se dois balões que precisavam ser friccionado no cabelo dos participantes, para conseguirem realizar a atividade de movimentar a latinha.  
Alunos provocando atrito entre o balão e o cabelo.
Quem movimentasse mais a latinha para o seu lado era o vencedor da competição.
Após todos terem a oportunidade de participar da atividade, explicou-se como deveria ser feita a próxima: a telepatia do palito. Para ela, os alunos precisaram equilibrar uma moeda de cinquenta centavos em cima de outra moeda do mesmo valor. Colocar um palito de fósforo sobre a moeda e cobrir tudo com um copo de plástico transparente. Então os alunos deveriam movimentar o palito utilizando o balão, do mesmo modo que fizeram para a atividade anterior.
Durante o desenvolvimento das tarefas as bolsistas iam auxiliando os grupos. Ao final de cada experimento foi realizada a explicação do porque o balão conseguiu movimentar a latinha e o palito, questionando-os com relação aos conceitos que já tinham trabalhado em aula.


Aluna montando o experimento da telepatia do palito.
Alunos executando o experimento: movimentar o palito com o balão após ele ter sido eletrizado por atrito no cabelo.

Experimento da telepatia do palito montado.

Para a explicação abordou-se: átomo e sua formação (prótons, nêutrons e elétrons), eletrostática, eletrização de um corpo por atrito (como ocorreu com o balão friccionado no cabelo), transferência de elétrons e força de atração e repulsão.
Ao final das atividades do laboratório, entregou-se uma ficha de avaliação, para verificação de alguns dados, como o quanto os alunos gostaram das atividades.
Os experimentos foram bastante produtivos, já que a grande maioria dos alunos envolveu-se com o que foi proposto e demostrou interesse em participar .


Ficha técnica
Data: 20/04/2017
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara
Turma: 9º do ensino fundamental
Número de alunos atendidos: 56 alunos
Bolsistas envolvidas: Raquel de Villa, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato















Nenhum comentário:

Postar um comentário