Mapa construído pelos alunos do sétimo ano, identificando o local de origem das plantas trabalhadas no herbário.
O trabalho com o
herbário foi desenvolvido dentro da ideia e objetivos do projeto maior: “Reconstrução
da horta escolar”. Esse, já foi descrito mais detalhado em outras postagens, mas
vale destacar que foi um dos projetos de grande importância realizado pelas
bolsistas do PIBID na EMTI São Roque, sendo de tal abrangência que permaneceu
em andamento o ano todo, envolvendo desde inicialmente a reconstrução da horta,
preparo e delimitação de canteiros, plantio de mudas e sementes e colheita. Bem
como tarefas continuas de manutenção como regar as mudas, afofar a terra, remover
ervas daninhas....
Durante todo o
desenvolvimento do projeto os alunos de todas as turmas da escola (1º ao 7º do
ensino fundamental), participaram ativamente de alguma tarefa na horta e foram
intensificando a cada atividade o apresso e a vontade de ter o contato com a
terra e se mostrando entusiasmados sempre que eram selecionados a desenvolver
atividades na horta.
Concomitantemente as atividades externas
realizaram-se também outras atividades em sala de aula unindo teoria e prática.
Uma delas foi à elaboração de um herbário com a turma do sétimo ano. Para tal, ela
foi inicialmente dividida em grupos de acordo com as plantas que utilizariam no
seu herbário. A partir dai realizaram semanalmente desde o dia vinte e quatro
de Agosto, tarefas de montagem do herbário como: coleta das plantas no pátio da
escola, secagem das plantas, pesquisa em bibliografias e internet a fim de
possibilitar a montagem da ficha técnica e para resgatar a origem das plantas e
assim finalizar com a montagem do mapa mundi.
Anteriormente a essa
ultima aula, já havia sido feito a culminância do mapa, e distribuição das
plantas de acordo com seu local de origem, porém havia faltado um momento específico
para reunir toda a turma e discutir os dados obtidos.
Então na ultima quinta
feira, dia 01 de Dezembro, foi dedicado um período da aula de ciências para
isso. A turma foi conduzida até o laboratório de ciências pela bolsista Tatiane
onde havia sido fixado o mapa, e solicitou-se que sentassem em semicírculo ao
seu entorno. A atividade consistiu num debate e análise. Para inicio a bolsista
fez questionamentos recordando todo o processo da atividade no sentido de fixar
o que foi estudado (o que é um herbário? Sua função? Como foi feita a coleta
das plantas? Importância da ficha técnica? Entre outras). Na mesma semana os
alunos também fizeram com a professora Lisiane uma atividade escrita, onde eles
descreveram também o procedimento do herbário. Após essa primeira conversa,
analisou-se o local de origem de cada planta trabalhada através de novas
indagações, mas nesse momento referindo-se ao mapa (O que se pode observar no
mapa? Por que a maioria das plantas estudadas tem origem europeia? Qual a
origem dos imigrantes que vieram para nossa região? Entre outras).
Alunos debatendo o trabalho no laboratório de ciências.
Nessa análise
destacou-se principalmente, para uma planta (chá), conhecida popularmente como
melhorau, que descobriu-se através da pesquisa, ser nativa da América do Sul.
As demais eram na maioria de origem Europeia e algumas Asiáticas. Os alunos
ficaram intrigados do porque dessa grande quantidade de plantas de lá, mas
quando questionados dos colonizadores da nossa região, logo compreenderem e ficaram
admirados da importância cultural das plantas.
As maiorias dos alunos
da turma relataram sendo essa “uma das atividades mais legais que eles
participaram”. Verificou-se então que foi de grande importância e aprendizagem
para os alunos atingindo o principal objetivo que era compreender a diversidade
de origens de plantas na nossa região e sua importância no meio natural.
Retratando todo o projeto
em si desde o início do ano também pode dizer que contribui com a formação dos
alunos, desde a parte que permitiu a união entre a teoria e prática, através
das atividades relacionadas à horta escolar e até o estimulo causado para
consumir as verduras e legumes produzidos por eles próprios na horta.
O projeto também foi uma
experiência muito importante também para as bolsistas envolvidas: Tatiane,
Bárbara e Luana juntamente com a professora Lisiane, proporcionando o contato
com novas técnicas, que são muito efetivas para concretizar o processo de
ensino e aprendizagem.
Ficha
técnica
Escola: EMTI São Roque
Data: 01/12/2016
Turmas: sétimo ano.
Número de alunos
atendidos: 23
Bolsistas envolvidas:
Lisiane Souza e Tatiane Eitelven.
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Parabéns o trabalho ficou lindo, vou replicar na minha escolha ano que vem!!!!
ResponderExcluirQue ótimo trabalho, pessoal!
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