Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Limpeza do aquário


     Nesta semana, as Bolsistas Jéssica Pozza e Raquel de Villa, juntamente com os alunos da turma 71, realizaram a limpeza completa do aquário.
     Estávamos com grande quantidade de matéria orgânica no fundo do aquário, ficando preso no substrato.Como não é possível retirar toda água do aquário e nem lavar as pedras, pois é onde todas as bactérias nitrificantes (transformam a amônia, que é tóxica aos peixes em nitrito e após em nitrato, o qual não é prejudicial aos peixes) ficam alojadas, foi adquirido um sifão, que permite a limpeza do fundo sem a remoção da água e pedras.
     Abaixo a foto mostra como funciona o sifão, onde este suga a água em contato com o recipiente inserido na ponta da mangueira
     Este recipiente possui em sua estrutura uma peneira, a qual fica alojada antes da mangueira, que permite a filtragem da água e o substrato permanece no local, retirando apenas a matéria orgânica indesejada.

     Aproveitamos a situação para fazer a troca parcial de água, visto que grande parte da mesma seria sugada juntamente com a sujeira presente no fundo. Este acúmulo de sujeira, provavelmente se dá pelo fato, de haver comida em excesso, onde esta é perdida no fundo e inicia um processo de decomposição.

     Como podemos verificar, o balde com capacidade para 60 litros, ficou com uma coloração marrom, o que possibilitou a visualização dos alunos sobre a quantidade excedente de comida que vinha sendo dada.

     Outro procedimento realizado com a retirada da água, foi a limpeza dos vidros na parte interior, o qual possuía grande quantidade de algas verdes presentes. A limpeza foi realizada com auxilio de esponjas e escovas para alcançar os locais de difícil acesso. Acreditamos que o acumulo destas, ao que tudo indica era a alta incidência de luz, que estava sendo ligada pela parte da manhã, e desligada somente a noite, onde o correto, são apenas seis horas diárias da mesma.
     Foi realizada a limpeza do filtro, bem como todos equipamentos necessários ao bom funcionamento do aquário. Após a limpeza acreditamos que as plantas que vinham morrendo era devido à esse depósito de matéria orgânica no fundo. As plantas foram descartas e futuramente serão postas novas plantas aquáticas.

Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Turma: 7º ano
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Jéssica Pozza, Raquel de Villa e Lisiane de Souza.
Data da atividade: 23/11/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário