Trabalhar
atividades práticas é fundamental no ensino de Ciências, onde tem-se a disponibilidade
de um vasto laboratório natural: o ambiente como um todo. Em vista disso, a
união da teoria com a prática vem sendo o enfoque do projeto de reconstrução da
horta escolar, desenvolvido desde o início deste ano.
Como
atividade referente ao projeto, fez-se construção de terrários, para simular as
condições de um determinado ambiente e assim verificar mais de perto diversas
condições como: crescimento dos vegetais, ciclo da água, aparecimento de fungos...
Nesse
ambiente criado, utilizaram-se, cinco grupos de plantas: briófitas, suculentas
e plantas encontradas principalmente na horta, como verduras, temperos e chás.
Tudo para torna-se possível a criação de um espaço para analisar o
desenvolvimento das plantas utilizadas na horta e compará-las com as demais. E
ainda poder relacionar a importância de cada elemento componente do meio para o
crescimento de uma cultura.
As
atividades Iniciaram-se no dia 24 de Agosto, com a turma do 6º ano, sendo a
primeira aula, destinada a compreensão do assunto e explicação do que seria
feito posteriormente. No dia 31 de Agosto, os terrários formam montados, e
depois disso toda a semana os alunos acompanhados pelas bolsistas do PIBID,
tinham um tempo para as observações e anotações do que estava acontecendo
naquela mini ecossistema.
Nessa
última quarta feira, dia 26, fez-se a ultima tarefa de observação dos terrários
pelos grupos, onde todos os integrantes como foi previamente estabelecido fez
suas anotações, para então iniciar o trabalho de montagem do relatório, para
que se fizesse possível uma melhor compreensão da importância de cada passo
realizado no processo de criar um terrário.
Alunos observando terrário com auxílio da lupa. |
Alunas fazendo as anotações sobre o terrário. |
Alegria de realizar as atividades. |
Após as observações a turma começou a primeira
atividade referente ao relatório: a confecção da capa. Primeiramente explicou-se
a importância de aprender a relatar as atividades práticas, sendo esse
exercício importante para, todas as disciplinas na escola, para quaisquer áreas
de estudo que pretenderem seguir futuramente e até mesmo para a vida social e
particular. Após ensinou-se como deveria ser feita a capa, através de um modelo
feito no quadro e então cada aluno organizou a sua.
Capas confeccionadas pelos alunos. |
Com
os alunos do sétimo ano, foi dada a continuidade aos trabalhos com a montagem
do herbário, que também esta interligada ao projeto de horta, trabalhando com plantas cultivadas na horta, visando conhecer um pouco mais
delas.
A
atividade do dia consistiu em ir à sala de informática, fazer uma pesquisa para
preenchimentos dos dados da ficha técnica, que vai anexada a cada planta. Nessa
ficha os alunos precisam identificar diversas informações como: classificação
técnica, habitat, local de origem....
O trabalho de pesquisa além de ser relevante para o assunto estudado foi importante para compreender como deve ser realizada uma pesquisa na internet e em quais os sites buscar as informações.
Pesquisa na sala de informática. |
O trabalho de pesquisa além de ser relevante para o assunto estudado foi importante para compreender como deve ser realizada uma pesquisa na internet e em quais os sites buscar as informações.
Alunas realizando pesquisa sobre as plantas do herbário. |
A
busca dessas informações será fundamental, para a próxima atividade a ser
realizada, onde todos os grupos precisarão compartilhar as informações para
compreender “O mundo na nossa Horta”, trabalho no qual será mais bem especificado
nas próximas postagens, quando for aplicado.
No último período da tarde, depois da pesquisa
a turma foi para o laboratório de Ciências, para dar continuidade à tarefa,
onde repassaram os dados anotados na folha de rascunho para as fichas de
identificação
O grupo que conclui primeiro a tarefa, ficou responsável em descascar as ervilhas que tinham sido deixadas, para serem utilizadas como sementes para o próximo plantio.
Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Turma: 6º e 7º anos
Número de alunos atendidos: 48
Bolsistas envolvidas: Bárbara G. Z. P. Gomes, Tatiane Eitelven e Lisiane Souza
Data da atividade: 26/10/2016
Alunos preenchendo as fichas técnicas do herbário |
Alunas preenchendo as fichas técnicas do herbário. |
O grupo que conclui primeiro a tarefa, ficou responsável em descascar as ervilhas que tinham sido deixadas, para serem utilizadas como sementes para o próximo plantio.
Grupo descascando ervilhas que haviam sido deixadas para semente. |
Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Turma: 6º e 7º anos
Número de alunos atendidos: 48
Bolsistas envolvidas: Bárbara G. Z. P. Gomes, Tatiane Eitelven e Lisiane Souza
Data da atividade: 26/10/2016
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