Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Tarde Produtiva: Atividades Envolvendo Sementeiras, Terrários, Composteiras, Horta e Herbários

Na quarta feira do dia 14 foram realizados diversos trabalhos com as turmas da EMTI São Roque.



Com a turma do 5º ano, a bolsista Luana Boeira e a bolsista/professora de ciências Lisiane Souza montaram pequenas sementeiras utilizando potinhos de iogurte. Foram feitos pequenos furos no fundo dos potinhos, para o excesso de água poder escorrer. Foram recortados pequenois pedaços de TNT em formato quadrado e colocados no fundo dos potinhos. O TNT permite que a água passe sem deixar que a terra saia junto.


Com o 6º ano, as bolsistas entregaram fichas a serem preenchidas pelos grupos, com base na observação dos terrários. Os alunos, com auxílio das bolsistas, tiveram que analizar e descrever características como tamanho, cor, aparência, umidade, presença ou ausência de fungos e/ou animais nas plantas, no solo, no vidro e no filme plástico PVC que cobre os terrários. Os alunos demonstraram grande interesse e dedicação nessa atividade.



Após o recreio, a turma do 3º ano foi dividida em dois grupos: enquanto o primeiro grupo foi na horta, o outro permaneceu na sala de aula realizando uma atividade de fixação sobre a composteira anteriormente montada com a turma.

Foi aberta uma vala em um dos canteiros localizado junto à uma parede lateral da Escola, onde a terra não estava se mostrando muito propícia para o plantio, vez que as mudas de alface lá plantadas não vingaram. Nessa vala foi inserida matéria orgânica (restos de verduras e frutas) afim de acrescentar nutrientes à terra. Após a vala coberta com terra, o canteiro inteiro foi coberto com folhas secas.



Com o 7º ano, no último período, foi dado início a montagem do herbário. Com a turma dividida em grupos, cada grupo de alunos ficou com um tipo de plantas. São eles: Chás, Temperos, Flores, Horta e PANCs. Enquanto um grupo saia com uma bolsista para coletar os espécimes previamente escolhidos, outro pesquisava e preenchia a ficha de identificação das plantas do grupo, enquanto outro ainda já iniciava a secagem no microondas, sempre com o auxílio e supervisão das bolsistas, de maneira que todos participassem do trabalho.





Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Turmas: terceiro, quinto, sexto e sétimo ano.
Números de alunos atendidos: 91
Bolsistas envolvidas:  Bárbara G. Gomes, Lisiane Souza, Luana Boeira e Tatiane Eitelven
Data da atividade: 14/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário