Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Assistência na produção de um vulcão nos 6º anos

Depoimento Aline: O andamento da aula da manhã, dia 08 de setembro, na escola EMEF Princesa Isabel, ocorreu nos primeiros períodos de aula. Retomando o que os alunos da turma 63 já haviam visto em sala de aula com a professora Ariane Pegoraro, com a matéria da formação das rochas, as camadas da Terra e vulcões. Portanto o primeiro momento foi para relembrarem sobre o assunto estudado.
No segundo período, os alunos se dirigiram até o laboratório de ciências para a confecção dos vulcões, que na semana passada dia 01 de setembro a professora havia solicitado que trouxessem os materiais necessários (argila e bicarbonato de sódio), sendo que vinagre, pratos descartáveis, copos plásticos e jornal a escola disponibilizaria para a produção. Assim, o trabalho foi realizado conforme os estudantes foram se organizando em questão de espaço e tempo.
Os grupos a seguir terminaram rapidamente e puderam analisar os próximos passos da experiência, que seria o uso do bicarbonato de sódio. 
Dois grupos de meninas nos retoques finais no vulcão;

Os grupos a seguir demoraram um pouco mais do tempo necessário, pois a conversa era grande entre os mesmos.
Ajeitando a base para o vulcão não cair;

No final do período tudo transcorreu super bem, pois na hora da colocação do vinagre os alunos estavam ansiosos para ver a prática se concretizar. Todos, juntos com a professora para a colocação do bicarbonato de sódio e do vinagre dentro dos vulcões já prontos. A reação deles foi sem igual, de poderem analisar a reação acontecer, das partículas de oxigênio subirem e transbordar sobre a maquete.
Espera ansiosa para a colocação do vinagre;


Depoimento Kétini: os trabalhos com a turma 62 começaram em sala de aula com a professora Ariane, onde abordamos a teoria sobre o interior da Terra conceitos de manto, crosta e placas tectônicas. A formação dos vulcões e terremotos foram questões levantadas pelos alunos, dentro destas explicações abordei também os efeitos decorrentes dos terremotos e a importância de ajudar as populações que sofrem com esses desastres naturais.
Seguimos as atividades no Laboratório de Ciências, onde os alunos confeccionaram um vulcão de argila, no qual foi feita a reação de bicarbonato de sódio, detergente e vinagre, que simbolizava o efeito da lava quando expelida de um vulcão. O mais bacana desta atividade, foi ver como as atividades manuais e fora do ambiente de sala de aula são importantes para os alunos e, como afetam positivamente os alunos mais agitados.



Escola: EMEF Princesa Isabel

Turma: 6° Anos 62 e 63
Número de alunos atendidos: em torno de 40 alunos
Bolsistas envolvidas: Aline de Godoy e Kétini Baccin
Parceiros: Professora Ariane Pegoraro 
Data da atividade: 08/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário