Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Iniciando o Projeto Científico com o 7º ano


Nesta semana as estagiárias do PIBID estiveram na escola para realizar a limpeza e manutenção do aquário, no qual estavam ocorrendo mortes de plantas, o que deixava o aquário com aspecto sujo, podendo prejudicar a biologia presente nele.
Foi realizada a poda das plantas aquáticas, devido a estarem com algumas partes do tronco fragilizadas e apodrecendo. Com isso renovamos a flora, deixando um aspecto mais limpo.

Neste processo observamos a quantidade de depósito orgânico no substrato, o que indica, alimento em excesso, que não é consumido totalmente pelos peixes e acaba por deposita-se no fundo. Isso pode se tornar um elemento prejudicial ao ciclo do nitrogênio, que com o aumento da carga orgânica, consequentemente haverá produção em excesso de amônia, que é uma substância tóxica para os animais do aquário.
Após foi feita a troca parcial de água, que totalizou 30% do volume total. Este procedimento é de fundamental importância para a sobrevivência das espécies, pois com isso, normalizamos indicadores como pH, amônia, nitrito, nitrato, restabelecendo os padrões requeridos pelo aquário.
A troca parcial de água permite também a clarificação e pureza da mesma. Sendo que para estes procedimentos, devemos sempre lembrar, que a água deve estar livre de cloro, onde para isso foi reservada por 4 dias, com o composto anticloro, para a eliminação de qualquer resíduo do mesmo. Tendo em vista que o cloro, presente no aquário, é prejudicial aos peixes, obstruindo suas brânquias.
Após estes procedimentos, iniciamos com a turma 71 o projeto que estes farão nos laboratórios de informática. O projeto contará com a elaboração de um e-mail do Google, para utilização do Google drive em pastas compartilhadas por toda turma. A primeira semana foi apenas para a elaboração dos e-mails e instruções de como acessar o Drive. A semana seguinte será para dar andamento ao projeto, demostrando como acessar as pastas compartilhadas e iniciarmos a introdução do relatório, nas divisões de grupos do aquário.

Escola: EMTI São Roque
Turma: 71
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Raquel de Villa e Jéssica Pozza.
Parceiros: Professora Lisiane Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário