Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bactérias no aquário!!


      Com a intenção de determinar a causa da morte dos peixes habitantes do aquário da Escola EMTI são Roque, as bolsistas realizaram um trabalho com os alunos da turma 71 no dia 19 de Agosto de 2016.
     Duas colisas vieram a falecer de forma semelhante, aparentemente com os mesmos sintomas. Com base em uma pesquisa realizada, a causa da morte destes animais pode ter sido por infecção de bactérias. Os sintomas que os peixes apresentaram são muito semelhantes a da doença Furunculose causada pela bactéria Aeromonas salmonicida. Dentre os principais sintomas em comum encontrados estão:
- Doença de caráter infeccioso;
- A bactéria destrói o tecido ao redor do ponto de infecção;
- Surgimento de manchas vermelhas, semelhante a ferimentos;
- Aparecimento de bolhas de pus e sangue.

     Todos estes sintomas foram identificados e descritos pelos alunos do 7° ano com a ajuda das bolsistas e da professora Lisiane. É provável que a contaminação por bactérias no aquário possa ter ocorrido no momento em que os peixes foram alimentados.
     Para se obter mais conhecimentos sobre as bactérias e como é necessário o cuidado com a higiene, foi realizada uma atividade com os alunos da turma 71 relacionada ao estudo das bactérias.
    A atividade consistiu em vendar os olhos de 2 alunos voluntários, onde em um deles, as bolsistas passaram guache na sua mão dizendo-lhe que era álcool em gel, e que era para ele higienizar suas mãos como costuma fazer normalmente.

    Na segunda aluna, a bolsista encaminhou-a até a pia do laboratório onde lhe afirmaram que estava passando detergente em suas mãos, e que era para higieniza-las como costuma fazer habitualmente, esfregando uma na outra, onde ao final seriam lavadas em água corrente.
    Após a retirada das vendas os alunos puderam ver onde, no 1° aluno, a tinta guache não tingiu a mão, e no 2° aluno, após a lavagem, onde a tinta ainda permaneceu, mostram as regiões que não foram corretamente higienizadas.


     A atividade foi muito importante para os alunos perceberam a importância da higienização correta das mãos para saúde e para evitar contaminações por microrganismos. Além disso, é possível ver a reação dos alunos ao verem o resultado da experiência.


Escola: EMTI São Roque - Professa Nilza Côvolo Kratz
Turma: 7° ano do Ensino Fundamental - 71
Nº de alunos atendidos: 23 alunos
Bolsistas envolvidas: Raquel de Villa e Jéssica Pozza.
Parceiros: Lisiane Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário