Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2016

LABCI E PIBID a parceria continua: reflexões sobre o percurso.


Como já havia postado neste blog, o LABCI é importantíssimo para a educação de muitos jovens da região e ainda perpassa por diversos temas desde a física, química até a biologia e permite que os licenciandos de Biologia do Carvi aprimorem suas experiências para futuramente atuarem como professores. Recentemente o LABCI teve a ajuda dos bolsistas do PIBID, que além da sala de aula, podem desenvolver oficinas dentro do projeto da Universidade.
Certa vez Gilles Deleuze comentou em uma entrevista bem emocionante sobre educação e filosofia que uma aula de verdade nunca tem como prioridade ou objetivo ser compreendida totalmente, ela é uma espécie de matéria em movimento em que cada aluno pega o que lhe convém ou o que é bom para si, sendo que uma aula ruim não convém a ninguém. Porém certamente, não há lei que diga que algo é conveniente a alguém, mas este alguém “acorda” no momento em que lhe é conveniente e absorve o que lhe é de fato. O filósofo Frances ainda reforça que uma aula é emoção. E é tanta emoção quanto inteligência e sem emoção não há nada e nem interesse algum. É por isso que uma equipe diferenciada é importante, sendo que esta equipe pensa e age diferente, pois possibilita o despertar do aluno no momento e que este estiver preparado.
Isto é uma aula, uma espécie de tecido vivo e conectado que permite uma troca dinâmica e envolvente, nunca permitindo ser unidirecional.
Sobre tudo isso, essa publicação, além de abranger o debate acerca da educação e da importância do LABCI e PIBID, tem como objetivo mostrar o feedback de alguns alunos que participaram das oficinas nas dependências da UCS conforme segue abaixo:

“Bom eu gostei bastante da nossa aula pois eu aprendi e relembrei coisas que eu já havia estudado.. Mas a parte que eu mais gostei foi quando fomos olhar os tecidos (acho que é tecidos) do nosso corpo ..”

“Bom eu achei uma experiência incrível poder ver tantas plantas diferentes , conhecer coisas novas e saber que elas estavam tão perto de mim . Eu não conhecia muito sobre biologia , mas aquela aula que tive contigo me mostrou que biologia é algo incrível e que aprendemos muito com ela ! Adorei essa experiência e adorei te conhecer !”

“Bom eu gostei . Pois aprendi sobre muitas coisas na aula prática de biologia sobre a histologia, vi nos microscópios que somos feitos por vários tecidos. Como por exemplo o tecido cardíaco estriado que as fibras do músculo cardíaco são quadrangulares e apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra , o tecido ósseo pois ele constituí todo o esqueleto, da a consistência ao corpo e por mais que pareça ser duro tem flexibilidade para nos mexermos, tecido epitelial, tecido cartilaginoso, tecido conjuntivo . Também gostei de saber sobre as formigas, que foi também interessante saber o que elas ingerem e como elas formam um exército e como e dividido os trabalhos entre elas. Adoro biologia ainda mais quando envolve meio ambiente. Obrigada pela aula e pela oportunidade de aprender mais .”

Conforme Deleuze, acho que estes dois projetos juntos (LABCI e PIBID) convêm para muitas pessoas sendo elas professores, bolsistas, alunos, etc... podendo em algum momento ser utilizado na vida. Estes feedbacks de alguns alunos, só reforçam os ensinamentos de que devemos continuar.

By Willian Lando Czeikoski


Um comentário: