Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Uma experiência com Mostra de Ciências no Colégio D.Isabel



No primeiro semestre de 2015, uma das atividades do PIBID-BIOLOGIA-CARVI foi dar suporte as turmas que apresentaram trabalhos na Mostra de Ciências.

Participaram apenas alunos do Ensino Médio, mas a mostra foi aberta à comunidade em geral e professores  da UCS e IFRGS-BG foram convidados a atuar como avaliadores.

Para uma das turmas de segundo ano foi estabelecida a temática “seres vivos”. Nesta turma houve uma das equipes que trabalhou com o “Formigário” e esta foi uma das grandes atrações para os visitantes.

Mostra de Ciências do Colégio D. Isabel de Bento Gonçalves, RS - 16 de maio de 2015
Um formigário pode ser montado num aquário de vidro, em cujas bordas é aplicado um talco especial que impede a saída das formigas.

Dessa forma, é facilmente observável o comportamento dos diferentes integrantes deste tipo de comunidade: as guerreiras (ou soldado) e as operárias. Ainda integra um formigueiro a Rainha, que fica escondida em uma câmara secreta e dificilmente é visualizada. Os machos nascem apenas em períodos de reprodução e são alados, assim como as rainhas jovens. Após a fecundação a rainha volta ao formigueiro e perde as asas, enquanto os machos morrem.

A manutenção de um formigário demanda a colocação de substrato para o jardim de fungos, água e limpeza do cemitério onde são colocadas as formigas mortas e outros resíduos.
Detalhe do interior do formigário orientado pelo bolsista William Lando
O formigário montado na Mostra de Ciências permitiu a visualização dos dois tipos de formigas cortadeiras que se expõem:

1. As operárias que cortam os restos vegetais mantém o jardim de fungos, alimentam as larvas, cuidam das pupas, alimentam a Rainha e carregam os ovos para os “berçários”.

2. As formigas-soldado que patrulham e protegem o formigueiro e suas ocupantes, bem como protegem as operárias durante suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário