Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Para quem estava ansioso por nossa postagem sobre o projeto: CONHECER-SE PARA UMA VIDA MAIS PLENA E SAUDÁVEL, PARA QUE A VIDA SEJA RESULTADO DE SUAS ESCOLHAS E NÃO ACIDENTES!

        Segue abaixo algumas fotos e uma breve descrição dos nossos dois encontros iniciais.

       Trabalho como professora há mais de 13 anos. A convivência diária com adolescentes durante esse período mostrou-me uma característica comum entre os jovens: a de questionar a si mesmo e, ao mesmo tempo, buscar a construção de sua própria identidade. Como educadora, passei a analisar a maneira como alguns setores da sociedade respondiam aos anseios e às dúvidas dos jovens. 
       Observei, por exemplo, que questões relacionadas à sexualidade nem sempre são abordadas de modo a expor as opiniões dos próprios jovens, os quais estão mais sujeitos às cobranças, como disciplina e obediência, do que às orientações para enfrentar desafios cotidianos. Durante esses tempo, notei a importância da esfera educacional, devido a sua interferência no comportamento, na postura e, até mesmo, no processo de construção de identidade pelo qual o jovem passa.
       Pensando em tudo isso é que esse projeto foi construído, juntamente com os cinco integrantes do Pibid: Biologia - Vinhedo da EMEF Princesa Isabel, sob a orientação da professora Gladis . Como material de apoio foi utilizado uma coleção de cartilhas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde onde o tema é: Adolescentes e jovens para a educação entre pares. Saúde e prevenção nas escolas.
     O presente projeto será realizado, no turno da manhã, atendendo aproximadamente 120 alunos do 7º ao 9º ano. 

 1º Encontro: Ocorreu dia 17 de agosto 

  • As turmas foram reunidas e foi apresentado o projeto que será desenvolvido ao longo do semestre. 
  •  No primeiro momento eles realizaram uma dinâmica de integração e conscientização: Prática da Teia da Vida. 
  •  No segundo momento em grupos foram construídos cartazes referente a questão: O que é ser adolescente? Em seguida foram discutidas algumas questões, tais como:O que foi demonstrado no cartaz? E outras questões que surgirão. 



2º Encontro: Ocorreu dia 25 de agosto

 Após analise do nosso primeiro encontro, foram realizadas algumas adequações do projeto para otimizar a qualidade do mesmo. 

O tema da vez foi: Como a mídia enxerga o adolescente? E qual é o papel dela para um desenvolvimento sustentável e saudável?
  • Os alunos sentados no chão discutiram várias questões:  
  •  Qual a influência da mídia no adolescente?
  • Como são os programas/propagandas voltados para o público adolescente? Quais as semelhanças e diferenças desses programas para as gerações anteriores? 
  •  Qual a relação do adolescente com o consumo? Porque o adolescente sofre por não poder consumir? Como a mídia usa isso a seu favor? 
  • Que papel o consumo desempenha na família? 
  • O que isso provoca na criança e no adolescente?
  •  Encerramento: Música: Tempo perdido ou Eu era um Lobisomem Juvenil ou outra de acordo.






Abaixo segue o depoimento de  dois alunos sobre a importância do projeto:

2 comentários: