Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Jogo prevenindo as DSTs.

DSTs são doenças sexualmente transmissíveis, onde muitas delas nem se quer apresentam sintomas aparentes. Existe um elevado número de pessoas infectadas, principalmente pelo contato sexual sem o uso de preservativo. Portanto a camisinha ainda é o método mais eficaz contra as DSTs.

OBJETIVO

Este jogo tem por objetivo orientar, para a importância da prevenção as DSTSs. Incentivando o uso de preservativos como a melhor maneira de obter uma vida sexual saudável, e de prevenir uma gravidez indesejada. 

Ainda que apesar de serem adquiridas via sexual, têm efeito sobre o organismo todo, podendo trazer sérios comprometimentos ao sistema genital, à fertilidade e a saúde geral do indivíduo.

Refletindo também que temos um grande motivo para adotarmos a prevenção como um modo de vida: a aparência de uma pessoa nada nos conta sobre suas possíveis doenças.

MATERIAS

Para a realização desse jogo é necessário:

Cartões identificados com as siglas S, CD, CA.

Lápis ou caneta.

PROCEDIMENTO

Para aplicação do jogo em sala de aula é necessário dividir a turma  em dois grupos. Onde para um grupo deverá ser entregue os cartões com a letra S (significando saudável) e ao outro grupo  os cartões identificados CD (com doença) e CA (com AIDS), porém os significados deverão ser revelados aos participantes somente ao final do jogo.

Após o professor dará o comando para a interação entre os grupos, pedindo para que cada integrante de um grupo encontre uma pessoa do outro grupo. Então  os dois deverão anotar  em seus cartões a sigla escrita na ficha do colega. E assim sucessivamente devem ocorrer diversas trocas, mediante a dinâmica do professor, para que vários encontros possam ocorrer entre participantes diferentes.

Para que tudo isso vá acontecendo de uma forma interessante, poderá ser descrita uma situação facilmente encontrada na realidade do público participante. No caso da oficina ser aplicada a adolescentes, pode ser abordado a questão das baladas, local bastante frequentado por eles  e que geralmente acabam se envolvendo com pessoas e não  tomando os devidos cuidados de prevenção.

Ao final o orientador pede para que cada um revele como ficou o seu cartão, identificando assim como estava a saúde de cada  e como essa ficou depois dos encontros. Analisando que quem estava saudável acabou sendo infectado e quem já estava com a infecção transmitiu aos demais.

A realização do jogo proporcionou um melhor entendimento  dos adolescentes, uma vez que conseguiram compreender que não basta estar saudável, porém é preciso  se manter saudável através de práticas diárias . 

Visto que não somente a AIDS, mas também as demais DSTs e outras doenças como a hepatite, são transmitidos pelo contado sexual sem a devida prevenção. E também alertar a quem já esta contaminada a tomar os devidos cuidados para não infectar outra pessoa e a tomar as devidas providências para melhorar sua própria qualidade de vida.

Gabriela Schäfer e Tatiane Eitelven

Um comentário:

  1. Realmente o jogo atende seus objetivos e de uma forma lúdica o educando acaba "descobrindo" as DSTs e se dá conta que não é algo distante ou utópico!
    Parabéns a equipe que organizou.

    ResponderExcluir