OS CINCO SENTIDOS
Pensando em como abordar séries inicias com o tema "Os cinco sentidos", desenvolveu-se o seguinte protocolo, que busca um desenvolvimento bastante prático e interativo.
PROTOCOLO
DE AULA PRÁTICA
OS
CINCO SENTIDOS
OBJETIVOS:
·
Praticar cada um dos cinco sentidos com auxílio
de materiais;
·
Atingir séries iniciais de forma direta, simples
e prática;
·
Proporcionar aos alunos praticar e entender os
cinco sentidos.
MATERIAIS:
·
Balões coloridos;
·
Sons de elementos conhecidos, como animais,
palmas, veículos;
·
Alimentos doces, ácidos e amargos;
·
Alimentos com cheiros bem definidos e conhecidos
como café, canela, temperos;
·
Objetos lisos e ásperos, quentes e frios. Formas
geométricas.
METODOLOGIA:
Para o sentido da visão, usar balões
coloridos para que identifiquem as cores, explicando que isso só é possível
graças a este sentido.
Para audição, colocar o aluno de
costas para o professor e bate palmas em diferentes direções, pedindo para que
identifique de onde vem, se é de cima, de baixo, lado esquerdo ou direito. Imitar
ou utilizar CD com sons conhecidos como latidos, mugidos, miados, palmas,
carros, trens. Explicar que só é possível identificar de onde vem e a quem
pertence cada som, porque podemos ouvir por este sentido.
O sentido do paladar é abordado com
diferentes alimentos que ressaltam gostos bem diferentes uns dos outros, como
bolachas doce e salgada, limão e café. Os alunos são vendados para que não
identifiquem os alimentos pela visão. Em seguida, é entregue a cada um, uma das
comidas, pedindo para que digam que gosto tem, se é doce, amargo, salgado ou
azedo. Explicar que podemos fazer essa identificação graças ao sentido do
paladar.
Para o olfato, montar saquinhos com
café, canela, orégão e embalar em TNT preto para que não vejam o conteúdo, mas
possam sentir o cheiro. Questionar se conseguem identificar do que se trata
apenas pelo odor e explicar que isso é possível pelo sentido do olfato.
Para o tato, os alunos também serão
vendados para que não vejam os objetos. Dar para eles tocarem algo com
superfície lisa e outra áspera, questionando se são diferentes e como são. Usar
também um recipiente com água morna a quente e outro com água fria e questionar
se podem sentir a diferença de temperatura. Podem ser utilizadas também formas
geométricas, que podem ser identificadas pelo tato, como esfera, quadrado e
triângulo. Explicar que isso é possível graças ao sentido do tato.
Ao final, reforçar a associação dos sentidos
com os órgãos, como: visão – olhos, audição – ouvidos, paladar – língua, olfato
– nariz, e tato – pele.
Desenvolvemos a presente aula com a turma do Jardim da Escola Princesa Isabel, com a participação do Grupo de Ciências e dos bolsistas pibidianos. Tivemos os objetivos alcançados, além de uma tarde muito agradável!
Figura 1: Sentido da visão abordado pelas cores
Figura 2: Sentido do tato abordado com forma geométrica
Figura 3: Sentido do tato abordado pelo quente e o frio
Nenhum comentário:
Postar um comentário