Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Relato de Prática sobre Os Cinco Sentidos

OS CINCO SENTIDOS

        Pensando em como abordar séries inicias com o tema "Os cinco sentidos", desenvolveu-se o seguinte protocolo, que busca um desenvolvimento bastante prático e interativo.


PROTOCOLO DE AULA PRÁTICA
OS CINCO SENTIDOS

OBJETIVOS:
·         Praticar cada um dos cinco sentidos com auxílio de materiais;
·         Atingir séries iniciais de forma direta, simples e prática;
·         Proporcionar aos alunos praticar e entender os cinco sentidos.

MATERIAIS:
·         Balões coloridos;
·         Sons de elementos conhecidos, como animais, palmas, veículos;
·         Alimentos doces, ácidos e amargos;
·         Alimentos com cheiros bem definidos e conhecidos como café, canela, temperos;
·         Objetos lisos e ásperos, quentes e frios. Formas geométricas.

METODOLOGIA:
            Para o sentido da visão, usar balões coloridos para que identifiquem as cores, explicando que isso só é possível graças a este sentido.
            Para audição, colocar o aluno de costas para o professor e bate palmas em diferentes direções, pedindo para que identifique de onde vem, se é de cima, de baixo, lado esquerdo ou direito. Imitar ou utilizar CD com sons conhecidos como latidos, mugidos, miados, palmas, carros, trens. Explicar que só é possível identificar de onde vem e a quem pertence cada som, porque podemos ouvir por este sentido.
            O sentido do paladar é abordado com diferentes alimentos que ressaltam gostos bem diferentes uns dos outros, como bolachas doce e salgada, limão e café. Os alunos são vendados para que não identifiquem os alimentos pela visão. Em seguida, é entregue a cada um, uma das comidas, pedindo para que digam que gosto tem, se é doce, amargo, salgado ou azedo. Explicar que podemos fazer essa identificação graças ao sentido do paladar.
            Para o olfato, montar saquinhos com café, canela, orégão e embalar em TNT preto para que não vejam o conteúdo, mas possam sentir o cheiro. Questionar se conseguem identificar do que se trata apenas pelo odor e explicar que isso é possível pelo sentido do olfato.
            Para o tato, os alunos também serão vendados para que não vejam os objetos. Dar para eles tocarem algo com superfície lisa e outra áspera, questionando se são diferentes e como são. Usar também um recipiente com água morna a quente e outro com água fria e questionar se podem sentir a diferença de temperatura. Podem ser utilizadas também formas geométricas, que podem ser identificadas pelo tato, como esfera, quadrado e triângulo. Explicar que isso é possível graças ao sentido do tato.

             Ao final, reforçar a associação dos sentidos com os órgãos, como: visão – olhos, audição – ouvidos, paladar – língua, olfato – nariz, e tato – pele. 


        Desenvolvemos a presente aula com a turma do Jardim da Escola Princesa Isabel, com a participação do Grupo de Ciências e dos bolsistas pibidianos. Tivemos os objetivos alcançados, além de uma tarde muito agradável!

Figura 1: Sentido da visão abordado pelas cores

 Figura 2: Sentido do tato abordado com forma geométrica

Figura 3: Sentido do tato abordado pelo quente e o frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário